FAQ
Métodos de Pagamento
Para compras efetuadas na Loja Online, o cliente poderá utilizar os seguintes meios de pagamento: MB Way, PayPal, Stripe e Transferência Bancária.
Custos de Envio
O envio de encomendas realizadas na Loja Online tem um custo variável consoante o peso e volume, que será apresentado no carrinho de compras.
O levantamento de encomendas no Armazém Matobra é totalmente gratuito, não existindo quaisquer custos de transporte para o Cliente.
Condições de Entrega
A entrega da encomenda é realizada na morada indicada pelo Cliente, ficando concluída quando este assina a guia de entrega.
Entregas nas Regiões Autónomas
Os produtos comprados na Loja Online poderão ser entregues no Arquipélago da Madeira e/ou no Arquipélago dos Açores mediante orçamento de entrega para a morada indicada pelo Cliente. O tipo de transporte será ajustado de acordo com as preferências do Cliente.
Entregas noutros países
Os produtos comprados na Loja Online poderão ser entregues fora do território nacional mediante orçamento de entrega para a morada indicada pelo Cliente.
Prazo de Entrega de Encomendas Online
O prazo de entrega das encomendas online varia em função da marca dos produtos e da consequente disponibilização dos mesmos em armazém. Neste sentido, o cliente é informado previamente, por e-mail, da data prevista de entrega do material.
Trocas, Devoluções e Reembolsos
São permitidas trocas ou devoluções dos artigos adquiridos através da Loja Online num prazo máximo de 14 dias (a contar da data presente na guia de entrega, ou seja, da data de recepção da encomenda na morada do Cliente).
O Cliente deverá enviar um e-mail para comunicacao@matobra.pt a informar da sua intenção de troca ou devolução do(s) produto(s).
Os produtos a trocar ou devolver deverão ser entregues no Armazém (Rua Ponte de Eiras, Ponte de Eiras, 3020-323 Coimbra) de acordo com o seu horário de funcionamento, à excepção dos artigos de Decoração que deverão ser remetidos para o Showroom (Rua Luís Ramos, nº2, Pedrulha, 3025-009 Coimbra).
A entrega dos produtos nas instalações da Matobra é da responsabilidade do Cliente, podendo ser realizada pelo próprio ou via transportadora.
Os produtos a trocar ou devolver deverão ser acompanhados da fatura original e no mesmo estado em que foram entregues ao Cliente, incluíndo embalagem original. A Matobra não aceita a devolução de quaisquer produtos depois de usados, sendo que todos os artigos serão verificados à chegada do Armazém. Só serão aceites para troca ou devolução aqueles que respeitem as normas, neste sentido, a Matobra reserva-se ao direito de não aceitar artigos que não cumpram estas condições.
As trocas ou devoluções não têm quaisquer taxas, salvo excepção de produtos personalizados ou encomendados a fornecedores propositadamente para uma encomenda em que haverá uma desvalorização de 15% para custos de manuseamento. Além disso, o Cliente terá de suportar na íntegra todos os custos de envio do processo de devolução. O reembolso será efetuado num prazo máximo de 14 dias úteis após a data de recepção dos produtos na Matobra, via transferência para a conta bancária a indicar pelo Cliente para o efeito. O Cliente é contactado por e-mail e deverá enviar um comprovativo do IBAN (talão de Multibanco ou comprovativo Homebaking).
Pagamento de portes de envio cuja entrega está sob orçamento
No caso da encomenda realizada ter o custo de entrega sob orçamento, o departamento de logística irá verificar o custo de expedição da mesma para a morada indicada pelo Cliente. De seguida, o Cliente receberá um e-mail com a indicação do valor dos portes de envio que poderá liquidar por transferência bancária.
Para ser possível avançar com o processamento da encomenda é necessário que o Cliente envie o comprovativo da transferência bancária (fotografia do talão de Multibanco ou comprovativo Homebanking) em resposta a esse mesmo e-mail. Caso o pagamento não se verifique em 20 dias, a encomenda será automaticamente cancelada.
Levantamento em Armazém
Para o levantamento da encomenda em Armazém, o Cliente deverá fazer-se acompanhar do seu comprovativo de encomenda.
O levantamento da mesma poderá ser realizado por outra pessoa, desde que o Cliente envie um e-mail previamente para comunicacao@matobra.pt com a indicação de que autoriza um terceiro a efetuar o levantamento da sua encomenda - devendo, assim, mencionar o nome e o número de identificação (B.I. ou C.C) da pessoa em questão.
Cancelamento de Encomenda
O Cliente deverá enviar um e-mail para comunicacao@matobra.pt a informar da sua intenção de cancelamento total ou parcial da encomenda.
O Cliente poderá alterar ou cancelar a sua encomenda sem qualquer prejuízo e em qualquer momento até à data de entrega da mesma, com direito ao reembolso das quantias pagas, desde que o material solicitado à fábrica ainda não se encontre nas instalações da Matobra. Caso a encomenda já tenha sido expedida e entregue ao transportador, o Cliente terá de suportar os custos da devolução do produto à Matobra.
O não pagamento da encomenda no prazo de 20 dias após a data em que a mesma foi efetuada, implicará o cancelamento automático da mesma.
Artigo com Defeito ou Encomenda Danificada
Caso o Cliente verifique alguma desconformidade nos produtos encomendados, deverá contactar a Matobra para o endereço comunicacao@matobra.pt no prazo máximo de 14 dias após a recepção do material.
A Matobra relembra que os produtos de exposição ou outlet podem conter defeitos, como é o caso de pavimentos ou revestimentos cerâmicos em 2ª / 3ª Escolha ou em Escolha Comercial.
Incorreção dos dados
O Cliente compromete-se a verificar atentamente os dados constantes da sua encomenda - dados pessoais, produtos selecionados e respetivas quantidades, morada de entrega, bem como, dados de faturação e pagamento -, devendo corrigir os mesmos, caso seja detetada alguma incorreção. A Matobra não será, assim, responsável por qualquer desconformidade no preenchimento dos dados anteriormente mencionados. Como tal, caso a incorreção dos mesmos implique algum custo extra (como é o caso da incorreta indicação da morada de entrega) este valor será cobrado ao Cliente.
Sugestões ou Reclamações
Qualquer pedido de esclarecimento, sugestão ou reclamação deverá remetido para o endereço comunicacao@matobra.pt
Garantia dos produtos
Qualquer produto presente na Loja Online é abrangido por uma garantida de dois anos, nos termos legalmente previstos. Poderão existir excepções, no caso de aumento do período da garantia por parte do próprio fornecedor.
Sempre que, durante o período de garantia legal, for verificada alguma desconformidade nos produtos adquiridos na Loja Online, o Cliente deverá notificar a Matobra através do endereço comunicacao@matobra.pt ou dirigindo-se presencialmente ao Armazém Matobra com o respetivo artigo.
Processo de uma Compra Online
Para a realização de uma encomenda online, o Cliente necessita apenas de adicionar os artigos desejados ao carrinho de compras virtual, indicando as respectivas quantidades e seguindo todos os passos da compra até que a mesma fique finalizada com sucesso. No final, o Cliente terá a possibilidade de se registar na Loja Online, de modo, a ter um espaço de acesso ao histórico de todas as suas encomendas.
Ao terminar a compra, o Cliente receberá um e-mail automático de confirmação da mesma. Após a realização do pagamento por parte do Cliente, a Matobra enviará novo e-mail informando a recepção do mesmo, dando, assim, início ao processo de preparação e entrega da encomenda. A data prevista de entrega será comunicada ao cliente através de e-mail ou telefone.
Caso o Cliente verifique algum dado incorreto, deverá solicitar de imediato a sua alteração, podendo cancelar a totalidade da encomenda.
Segurança
A Loja Online (loja.matobra.pt) está dotada de sistemas de segurança, de modo a garantir a protecção dos dados introduzidos pelo Cliente - prevenindo o acesso não autorizado aos mesmos, bem como, o seu uso impróprio, perda, divulgação ou destruição.
A Matobra garante a confidencialidade dos dados pessoais do seu Cliente, fornecidos pelo próprio no ato de registo, encomenda e/ou pagamento na Loja Online. Estes serão destinados a ser utilizados apenas no processamento de encomendas e faturação. Salvo oposição do Cliente, os dados fornecidos podem ser utilizados pela Matobra para fins promocionais, publicitários e/ou marketing, respeitando o Regulamento Geral de Proteção de Dados.
O Cliente tem, assim, direito ao acesso, retificação e cancelamento dos seus dados. A Matobra não partilhará a sua base de dados com terceiros, no entanto, é da responsabilidade do Cliente garantir que o equipamento informático que utiliza se encontra adequadamente protegido contra softwares nocivos, worms e vírus informáticos.